Quinta-feira, 25 de Novembro de 2004

Demorou, custou, penou (e mais umas merdas acabadas em "ou") mas está cá mais um artigo...

Pah antes demais... O Blog vai continuar sempre! E se possível durará por mais uns anos, ou então daqui a uns meses desvanece-se na World Wide Web.... mas isso é outra história...
Tenho andado meio ocupado e portanto tem-me sido difícil escrever, mas toda a gente que já escreveu alguma coisa na vida deve compreender que há dias em que a vontade de escrever é a última coisa a aparecer e por mais ideias que tenhamos quando nos sentamos à frente do monitor para começar a teclar parece que tudo se desvanece... e quando damos por nós já estamos de novo a jogar Need For Speed Underground 2 ou em mais uma batalha por Honor Points no America's Army.... Ah ou então se forem "sortudos" como eu, nos poucos momentos de inspiração e vontade simultâneas, ou olham para o relógio e são duas da manhã ou o computador está de novo ocupado por qualquer membro da família num trabalho imensamente importante que tem de ser entregue no dia seguinte e que se cinge a passar uns quantos minutos no Google e umas quantas horas no Messenger.... Assim lá estou a tentar escrever este artigo acerca de uma ideia inspirada que mais uma vez me assolou a parte frontal do crânio enquanto vagarosamente embatia contra a cama, mais propriamente a sua estrutura em madeira, sem apanhar pelo meio qualquer colchão ou almofada... Vagamente abalado, surgiu-me (estupidamente e de uma maneira totalmente absurda,) a Teoria de que os Jogos de PC não são assim tão inovadores, e tão entusiasmantes quanto isso, uma vez que não passam de Versões gráficas e computorizadas de Jogos Tradicionais Portugueses. Não acreditam? Parece-vos estúpido? É... Mas qual Homem da Conspiração, pelo poder da Lógica e da Argumentação irei-vos provar tudo o que previamente escrevi.
Existem milhares, senão já milhões, de jogos de vídeo no mundo inteiro mas se repararem é ligeiramente simples agrupá-los em conjuntos uma vez que actualmente são poucos os jogos realmente inovadores e nos limitamos a criar mais do mesmo com uma história cujo contexto é a única diferença e com qualidade gráfica melhor. Assim encontramos no mundo dos Videojogos RTS’s, RPG’s, FPS’s, PCG’s, PG’s etc… etc… etc… Uma panóplia de Siglas cujo significado ao comum leigo pode ser oculto, e até estranho, mas que para o verdadeiro apreciador de Jogos faz já quase parte da sua cultura geral de tão usados são os termos. Eu ainda não estou nessa fase mas tenho alguns conhecimentos, e como bom Toni que sou, e para me diminuir a trabalheira, vou dividir os jogos usando estes termos e explicá-los-ei de modo a que todos me possam perceber.

Um dos primeiros géneros de jogos cuja origem e relação com os jogos tradicionais portugueses me surgiu foi o RTS. RTS significa Real Time Strategy e engloba todos os jogos cujo objectivo é desenvolver uma estratégia em tempo real (xiii a sério? Nem dava para perceber pelo nome nem nada… és um génio sabias?) ou seja o género de jogos em que por exemplo se tem de desenvolver uma civilização e derrotar a outra muito comum e famoso por jogos como Age of Empires, Age of Mythology, Empire Earth, Rise of Nations, Warcraft III (se bem que este já junta um pouco de RPG) etc…
Ora este tipo de jogos foi durante muitos anos considerado um dos mais inovadores e emocionantes de sempre, permitindo a possibilidade de controlar toda uma civilização, desenvolvê-la ao nosso gosto e essencialmente criar um enorme e desenvolvido exército que nos permitisse REDUZIR A PÓ a civilização Inimiga. QUAL É A NOVIDADE DISTO??? Nós já fazemos isto há centenas de anos (pelo menos!!!), já ninguém se lembra de JOGAR AO CAROLO?? Tem precisamente a mesma base! Nós coleccionamos os Carolos, desenvolvemos a nossa colecção de acordo com os critérios que queremos, dividimos os carolos em classes, criamos uma classe guerreira (os abafões) e num terreno acidentado usamos toda a nossa força e todas as nossas armas secretas para derrotar a colecção do nosso adversário! Qual é a novidade e a inovação dos RTS’s então? Digam-me lá! Gráficos computadorizados? E onde é que está o cheirinho da Terra, as carradas de grãos de areia incrustados nas unhas, a dor latente na unha do meio depois de 2 horas a jogar ao Carolo, o prazer de abrir o vídeo de casa para lhe retirar as esferas que continha para depois perceber que já não funcionava? Ah esperem… esta última parte sou só eu….

Outro género famoso são os Beat’ em Up’s que como o nome indica consistem em enfardar toneladas de pancada no nosso pobre adversário enquanto, a velocidades que se aproximam da da luz, executamos os golpes e combos mais manhosos à face da terra…
Epah… Combate de Piões diz-vos alguma coisa??? E não, não estou a falar do Beiblade (série mais feia tenho de vos dizer…) estou a falar das tradicionais lutas de Piões onde dois piões lutavam com tudo o que tinham dentro de uma caixa de cartão usando os mais variados truques e configurações de pioneses e partes de borrachas que eram utilizadas como punhos e armas de destruição maciça!!!! (ou então não…) Tudo batalhas que requeriam, como nos Beat’ em Up’s uma enorme coordenação olhos mãos e perícia para fazer o lançamento correcto e perfeito…. Bons tempos…. Muitos piões partidos… Algumas cabeças rachadas…. Recordações que literalmente me marcaram para a vida…

E quem é que não conhece um FPS? Bem se calhar não associam com este nome, mas quem é que nunca jogou um Unreal Tournament, um Doom, um Duke Nukem, um Counter Strike, Return to Castle Wolfenstein, Halo, America’s Army, Urban Terror, Quake etc… Estes são os First Person Shooters, jogos de acção total cujo objectivo não é mais do que eliminar o adversário aniquilando-o da face da terra… ou ao menos da face do cenário em que se joga no momento uma vez que no round seguinte ele estará de volta… Nestes jogos onde se utilizam todas as armas possíveis e imaginárias, temos de recorrendo a uma visão de jogo em primeira pessoa, ou seja o ecran localiza-se onde estaria o corpo do nosso Jogador de maneira a nos dar uma impressão mais realista, usar a pequena mira que temos para disparar a nossa arma com o objectivo de matar tudo aquilo que se mexa! AH menos os companheiros de equipa… Ora mais uma vez… O que é que isto tem de inovador? NADA! Comparando com as enormes batalhas de balões de água ou os bons velhos tempos de Pedradas fenomenais, e digam-me se estas maravilhas tradicionais não incitam ainda mais o desenvolvimento de conceitos como estratégia ou blitzkrieg (Sim porque não pode haver outro nome para quando 20 gajos se juntam para darem “uma molha” em alguém… mais más experiências pessoais…) que são normalmente associados a estes jogos?

Outro género de jogos que sinceramente não sei nomear mas que está entre um TPS e um PG, respectivamente Third Person Shooter e Plataform game, são aqueles cujo objectivo é cumprir as missões tentando ao máximo não dar nas vistas limitando ao mínimo o número de mortes, cujo caso exemplar é Splinter Cell, mas que também pode ser associado a jogos como SWAT ou Rainbow Six… Uma palavra para vocês que foram a correr comprar o Splinter Cell - Pandora Tomorrow: ESCONDIDAS! Digam-me, estar escondido o máximo do tempo… andar pela calada… fazer pouco barulho… esperar que o adversário saia do caminho… desenvolver uma estratégia de aproximação… e por fim correr que nem um maluco para atingir o objectivo final! Por outro lado, temos a versão daquele que cuidadosamente tem de identificar os escondidos, reflectir sobre os locais mais prováveis de encontrar alguém, e eliminá-los um a um sem nunca esquecer o seu objectivo principal… Para além do grafismo e de todos os Gadjet’s há diferenças?

Continua no próximo artigo… Este já está a esticar-se demais…
publicado por Toni, o Primeiro às 20:47

link do post | comentar | favorito
|
11 comentários:
De afonso fernandes a 6 de Dezembro de 2005 às 22:46
Griffindor v.s. Slytherin

Esta um dia de muito sol em Hogwarts. Hoje havia jogo de Quidditch e ambas as equipas já haviam entrado em campo e começado o jogo. A dada altura Malfoy grita para Harry:
-Ei Potter! Porque não mostras á tua namorada como és bom a voar?!-Como resposta a isto Harry lança-se na perseguição da snitch dorada que apanha facilmente com a sua Flecha de Fogo. Depois do jogo Malfoy vai ter com o Harry e a Hermione e aponta a sua varinha gritando:
-Invertu secbra!- dito isto Hermione voa para o meio do chão. Como resposta a esta agressão Harry puxa da varinha e grita:
-Expelliarmus!-Dito isto Malfoy voa para o meio de uma poça lamaçenta, em seguida Malfoy levanta-se com o intuito de atacar Harry mas derrepente ouve-se uma voz que grita:
-Grifis Seguris!-Em seguida Malfoy vê-se todo amarrado, quando olham para trás vêem a professora Mcgonagal que os repreende por estarem a lutar e como castigo tanto Griffindor e Slytherin perdem 20 pontos.
De Anónimo a 12 de Novembro de 2005 às 00:50
oh pá a ti só tenho uma coisa a dizer és burro..não dizes um caralho de jeito e escreves que é uma vergonha..
De online poker a 2 de Maio de 2005 às 18:49

Please check out the pages about pacific poker (http://www.jmhic.com/pacific-poker.html) pacific poker http://www.jmhic.com/pacific-poker.html (http://www.jmhic.com/pacific-poker.html)
...

De poker rooms a 30 de Abril de 2005 às 22:36

Please check the pages dedicated to poker rooms (http://www.razordude.com/poker-rooms.html) poker rooms http://www.razordude.com/poker-rooms.html (http://www.razordude.com/poker-rooms.html)
- Tons of interesdting stuff!!!

De alprazolam a 20 de Abril de 2005 às 09:47

Please visit some information dedicated to clomid (http://clomid.threethreethree.us/) clomid http://clomid.threethreethree.us/ (http://clomid.threethreethree.us/)
medications (http://medications.threethreethree.us/) medications http://medications.threethreethree.us/ (http://medications.threethreethree.us/)
zithromax (http://zithromax.threethreethree.us/) zithromax http://zithromax.threethreethree.us/ (http://zithromax.threethreethree.us/)
generic viagra (http://generic-viagra.threethreethree.us/) generic viagra http://generic-viagra.threethreethree.us/ (http://generic-viagra.threethreethree.us/)
biaxin (http://biaxin.op-clan.com/) biaxin http://biaxin.op-clan.com/ (http://biaxin.op-clan.com/)
la weight loss (http://la-weight-loss.threethreethree.us/) la weight loss http://la-weight-loss.threethreethree.us/ (http://la-weight-loss.threethreethree.us/)
zyrtec (http://zyrtec.threethreethree.us/) zyrtec http://zyrtec.threethreethree.us/ (http://zyrtec.threethreethree.us/)
celebrex (http://celebrex.op-clan.com/) celebrex http://celebrex.op-clan.com/ (http://celebrex.op-clan.com/)
neurontin (http://neurontin.op-clan.com/) neurontin http://neurontin.op-clan.com/ (http://neurontin.op-clan.com/)
quick weight loss (http://quick-weight-loss.threethreethree.us/) quick weight loss http://quick-weight-loss.threethreethree.us/ (http://quick-weight-loss.threethreethree.us/)
...

De Leo a 4 de Janeiro de 2005 às 17:23
oi, parabéns pelo site visite também o meu.
De Leo a 4 de Janeiro de 2005 às 17:23
oi, parabéns pelo site visite também o meu.
De Leo a 4 de Janeiro de 2005 às 17:21
oi, parabéns pelo site visite também o meu.
De P.Santos a 6 de Dezembro de 2004 às 15:11
Ola.
Fiz uma visita ao teu blog,e fica a promessa de cá voltar. Quando poderes visita o meu. Cumprimentos.
http://opiniaoblog.blogs.sapo.pt
De Ricardo Madeira a 6 de Dezembro de 2004 às 14:59
Toni, rapaz, os meus parabéns! Acabei de vir dar aqui à tua costa totalmente por acaso e há já uns valentes minutos que estou aqui no escritório a tentar não rir à gargalhada (e falhando miseravelmente). Já pensam que estou doido! Não me ria assim tanto desde... sei lá!

Isto está verdadeiramente genial! Continua a dar-lhe com força! Um abraço!

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Julho 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Regresso ao Presente!

. Mais uma das minhas teori...

. Mais uma das minhas teori...

. 1 Ano de Crónicas... Estú...

. O Toni Strikes Back!

. Long time no see...

. O que Elas querem ... (LI...

. O belo do dia das mentira...

. Dia dos Namorados ou Dia ...

. Quando eu era pequenino …

.arquivos

. Julho 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Setembro 2005

. Abril 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

. Setembro 2004

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO

.subscrever feeds